Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

 


01 de Outubro 

SANTA TERESA DO MENINO JESUS

Festa ou Solenidade 

PRIMEIRA LEITURA 

Is 66, 10-14c

Farei correr para Jerusalém a paz como um rio.

Leitura do Livro de Isaías

Alegrai-vos com Jerusalém, exultai com ela, todos vós que a amais. Com ela enchei-vos de júbilo, todos vós que participastes no seu luto. Assim podereis beber e saciar-vos com o leite das suas consolações, podereis deliciar-vos no seio da sua magnificência. Porque assim fala o Senhor: “Farei correr para Jerusalém a paz como um rio e a riqueza das nações como torrente transbordante. Os seus meninos de peito serão levados ao colo e acariciados sobre os joelhos. Como a mãe que anima o seu filho, também Eu vos confortarei: em Jerusalém sereis consolados. Quando o virdes, alegrar-se-á o vosso coração e, como a verdura, retomarão vigor os vossos membros. A mão do Senhor manifestar-se-á aos seus servos.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL 

SL 102(103), 1-2.8-9.17-18 (R. 13)

- Como o pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor Se compadece dos que o temem.

 Bendiz, ó minha alma, o Senhor, e todo o meu ser bendiga o seu nome santo. Bendiz, ó minha alma, o Senhor e não esqueças nenhum dos seus benefícios. ℟.

 O Senhor é clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade. Não está sempre a repreender, nem guarda ressentimento. ℟.

A bondade do Senhor permanece eternamente sobre aqueles que O temem e a sua justiça sobre os filhos dos seus filhos, sobre aqueles que guardam a sua aliança e se lembram de cumprir os seus preceitos. ℟.


Ou: 

SL 130(131), 1.2-3

- Guardai-me na vossa paz, Senhor.

 Senhor, não se eleva soberbo o meu coração, nem se levantam altivos os meus olhos. Não ambiciono grandezas, nem coisas superiores a mim. ℟.

 Antes fico sossegado e tranquilo, como criança ao colo da mãe. Espera, Israel, no Senhor,
agora e para sempre. ℟.

SEGUNDA LEITURA

1 Jo 4, 7-16

“Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós”

Leitura da Primeira Carta de São João

Caríssimos: Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus; e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Assim se manifestou o amor de Deus para connosco: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que vivamos por Ele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele que nos amou, e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados. Caríssimos, se Deus nos amou assim, também nós devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e em nós o seu amor é perfeito. Nisto conhecemos que estamos n’Ele e Ele em nós: porque nos deu o seu Espírito. E nós vimos e damos testemunho de que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Se alguém confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus. Nós conhecemos o amor que Deus nos tem e acreditámos no seu amor. Deus é amor: quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele.

Palavra do Senhor.

 ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Mt 11, 25

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA 

Bendito sejais, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque revelaste aos pequeninos os mistérios do reino.


EVANGELHO

Mt 11, 25-30

Escondestes estas verdades aos sábios e as revelaste aos pequeninos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus.

Naquele tempo, Jesus exclamou: “Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve”.

Palavra da salvação.

Ou:

Mt 18, 1-4

Se não vos tornardes como as crianças, não entrareis no reino dos Céus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Mateus.

Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-Lhe: “Quem é o maior no reino dos Céus?”. Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse-lhes: “Em verdade vos digo: Se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrareis no reino dos Céus. Quem for humilde como esta criança, esse será o maior no reino dos Céus”.

Palavra da salvação.