01 de Outubro
SANTA TERESA DO MENINO JESUS
Festa ou Solenidade
PRIMEIRA LEITURA
Is 66, 10-14c
Farei correr para Jerusalém a paz como um rio.
Leitura do Livro de Isaías
Alegrai-vos com Jerusalém, exultai com ela, todos vós que a amais. Com ela enchei-vos de júbilo, todos vós que participastes no seu luto. Assim podereis beber e saciar-vos com o leite das suas consolações, podereis deliciar-vos no seio da sua magnificência. Porque assim fala o Senhor: “Farei correr para Jerusalém a paz como um rio e a riqueza das nações como torrente transbordante. Os seus meninos de peito serão levados ao colo e acariciados sobre os joelhos. Como a mãe que anima o seu filho, também Eu vos confortarei: em Jerusalém sereis consolados. Quando o virdes, alegrar-se-á o vosso coração e, como a verdura, retomarão vigor os vossos membros. A mão do Senhor manifestar-se-á aos seus servos.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
SL 102(103), 1-2.8-9.17-18 (R. 13)
- Como o pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor Se compadece dos que o temem.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor, e todo o meu ser bendiga o seu nome santo. Bendiz, ó minha alma, o Senhor e não esqueças nenhum dos seus benefícios. ℟.
A bondade do Senhor permanece eternamente sobre aqueles que O temem e a sua justiça sobre os filhos dos seus filhos, sobre aqueles que guardam a sua aliança e se lembram de cumprir os seus preceitos. ℟.
Ou:
SL 130(131), 1.2-3
- Guardai-me na vossa paz, Senhor.
Senhor, não se eleva soberbo o meu coração, nem se levantam altivos os meus olhos. Não ambiciono grandezas, nem coisas superiores a mim. ℟.
SEGUNDA LEITURA
1 Jo 4, 7-16
“Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós”
Leitura da Primeira Carta de São João
Caríssimos: Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus; e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Assim se manifestou o amor de Deus para connosco: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que vivamos por Ele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele que nos amou, e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados. Caríssimos, se Deus nos amou assim, também nós devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e em nós o seu amor é perfeito. Nisto conhecemos que estamos n’Ele e Ele em nós: porque nos deu o seu Espírito. E nós vimos e damos testemunho de que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Se alguém confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus. Nós conhecemos o amor que Deus nos tem e acreditámos no seu amor. Deus é amor: quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele.
Palavra do Senhor.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Mt 11, 25
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA
Bendito sejais, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque revelaste aos pequeninos os mistérios do reino.
EVANGELHO
Mt 11, 25-30
Escondestes estas verdades aos sábios e as revelaste aos pequeninos.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Mateus.
Naquele tempo, Jesus exclamou: “Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve”.
Palavra da salvação.
Ou:
Mt 18, 1-4
Se não vos tornardes como as crianças, não entrareis no reino dos Céus.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Mateus.
Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-Lhe: “Quem é o maior no reino dos Céus?”. Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse-lhes: “Em verdade vos digo: Se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrareis no reino dos Céus. Quem for humilde como esta criança, esse será o maior no reino dos Céus”.
Palavra da salvação.