Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

 

14 de Dezembro

SÃO JOÃO DA CRUZ

Festa ou Solenidade 

PRIMEIRA LEITURA 

 Is 43, 1-3a.4-5

Não temas, porque Eu estou contigo.

Leitura do Livro do Profeta Isaías

Eis o que diz o Senhor, que te criou, Jacob, que te formou, Israel: não temas, porque Eu te resgatei, e te chamei pelo teu nome: tu és Meu. Se tiveres de atravessar as águas, Eu estarei contigo; se passares os rios, eles não te submergirão; se caminhares pelo fogo não te queimarás, e a chama não te atingirá, porque Eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu salvador. Porque és precioso aos meus olhos, porque te estimo e te amo, entrego reinos por ti, entrego nações em troca da tua vida. Não temas, porque Eu estou contigo. Eu trarei do oriente a tua descendência, e te congregarei do ocidente.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL 

SL 138 (139), 1-3.5-6.7-10.11-12 (R. 12b)

- A noite brilha como o dia.

Senhor, Vós conheceis o íntimo do meu ser: sabeis quando me sento e quando me levanto. De longe penetrais o meu pensamento: Vós me vedes quando caminho e quando descanso, Vós observais todos os meus passos. ℟.

Por todos os lados me envolveis e sobre mim pondes a vossa mão. Prodigiosa ciência, que não posso compreender, tão sublime que a não posso alcançar! ℟.

Onde poderei ocultar-me ao vosso espírito? Onde evitarei a vossa presença? Se subir ao céu, Vós lá estais; se descer aos abismos, ali Vos encontrais. ℟.

Se voar nas asas da aurora, se habitar nos confins do oceano, mesmo ali a vossa mão me guiará e a vossa direita me sustentará.  ℟.

Se disser: “Talvez as trevas me hão-de ocultar e a luz, em volta de mim, se fará noite”, nem as trevas, para Vós, têm obscuridade: a noite brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz. ℟.


 SEGUNDA LEITURA

Rom 8, 14-18. 28-30

Predestinou-nos para sermos conformes à imagem do seu Filho.

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

Irmãos: Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Vós não recebestes um espírito de escravidão para recair no temor, mas o Espírito de adoção filial, pelo qual exclamamos: “Abbá, Pai”. O próprio Espírito dá testemunho, em união com o nosso espírito, de que somos filhos de Deus. Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiros de Deus e herdeiros com Cristo; se sofrermos com Ele, também com Ele seremos glorificados. Eu penso que os sofrimentos do tempo presente não têm comparação com a glória que se há-de manifestar em nós. Nós sabemos que Deus concorre em tudo para o bem daqueles que O amam, dos que são chamados, segundo o seu desígnio. Porque os que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o Primogénito de muitos irmãos. E àqueles que predestinou, também os chamou; àqueles que chamou, também os justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou.

Palavra do Senhor.

 ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Jo 8, 12

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA 

Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor; quem Me segue terá a luz da vida.

EVANGELHO

Jo 17, 11b.17-26

Eu consagro-Me por eles.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e orou deste modo: “Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que Me deste, para que sejam um, como Nós. Consagra-os na verdade. A tua palavra é a verdade. Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo. Eu consagro-Me por eles, para que também eles sejam consagrados na verdade. Pai santo, não peço somente por eles, mas também por aqueles que vão acreditar em Mim por meio da sua palavra, para que eles sejam todos um, como Tu, Pai, o és em Mim e Eu em Ti, para que também eles sejam um em Nós e o mundo acredite que Tu Me enviaste. Eu dei-lhes a glória que Tu Me deste, para que sejam um, como Nós somos um: Eu neles e Tu em Mim, para que sejam consumados na unidade e o mundo reconheça que Tu Me enviaste e que os amaste como a Mim. Pai, quero que onde Eu estou, também estejam comigo os que Me deste, para que vejam a minha glória, a glória que Me deste, por Me teres amado antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não Te conheceu, mas Eu conheci-Te e estes reconheceram que Tu Me enviaste. Dei-lhes a conhecer o teu nome e dá-lo-ei a conhecer, para que o amor com que Me amaste esteja neles e Eu esteja neles”.

Palavra da salvação.