15 de Novembro
COMEMORAÇÃO DE TODOS OS DEFUNTOS DE NOSSA ORDEM
PRIMEIRA LEITURA
Rom 14, 7-9.10c-12
Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos
Irmãos: Nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo. Se vivemos, vivemos para o Senhor, e se morremos, morremos para o Senhor. Portanto, quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor. Na verdade, Cristo morreu e ressuscitou para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. Todos havemos de comparecer diante do tribunal de Deus, como está escrito: “Por minha vida, diz o Senhor, todo o joelho se dobrará diante de Mim e toda a língua dará glória a Deus”. Portanto, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
SL 114(116), 3-4.5-6; SL 115(116), 15-16(R. 114, 9)
- Andarei na presença do Senhor sobre a terra dos vivos.
Apertaram-me os laços da morte, caíram sobre mim as angústias do além, vi-me na aflição e na dor. Então invoquei o nome do Senhor: “Senhor, salvai a minha alma”. ℟.
Justo e compassivo é o Senhor, o nosso Deus é misericordioso. O Senhor guarda os simples: estava sem forças e o Senhor salvou-me. ℟.
É preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus fiéis. Senhor, sou vosso servo, filho da vossa serva: quebrastes as minhas cadeias. ℟.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Cf. 2 Tim 2, 11-12a
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA
Se Morremos com Cristo, também com ele viveremos; se sofremos com Cristo, também com ele reinaremos.
EVANGELHO
Mt 25, 31-46
Vinde, benditos de meu Pai.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus Anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão na sua presença, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me’. Então os justos Lhe dirão: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando é que Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos? Quando é que Te vimos doente ou na prisão e Te fomos ver?’. E o Rei lhes responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes’. Dirá então aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos. Porque tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de beber; era peregrino e não Me recolhestes; estava nu e não Me vestistes; estive doente e na prisão e não Me fostes visitar’. Então também eles Lhe hão-de perguntar: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome ou com sede, peregrino ou sem roupa, doente ou na prisão, e não Te prestámos assistência?’. E Ele lhes responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmãos mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer’. Estes irão para o suplício eterno e os justos para a vida eterna”.
Palavra da Salvação