15 de Outubro
SANTA TERESA DE JESUS
Festa
PRIMEIRA LEITURA
Sab 7, 7-14
Implorei e veio a mim o espírito de sabedoria.
Leitura do Livro da Sabedoria
Orei e foi-me dada a prudência; implorei e veio a mim o espírito de sabedoria. Preferi-a aos ceptros e aos tronos e, em sua comparação, considerei a riqueza como nada. Não a equiparei à pedra mais preciosa, pois todo o ouro, à vista dela, não passa de um pouco de areia e, comparada com ela, a prata é considerada como lodo. Amei-a mais do que a saúde e a beleza e decidi tê-la como luz, porque o seu brilho jamais se extingue. Com ela me vieram todos os bens e, pelas suas mãos, riquezas inumeráveis. Regozijei-me com todos estes bens,porque me vieram com a Sabedoria, mas eu ignorava que ela fosse a sua mãe. Aprendi-a com lealdade, comunico-a sem inveja e não escondo a riqueza que a Sabedoria encerra, porque ela é para os homens um tesouro inesgotável, e os que a adquirem alcançam a amizade de Deus, recomendados pelos benefícios da sua doutrina.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
SL 83 (84), 2-3.4-5.11.12-13 ( R. 3b)
- O meu coração e a minha carne exultam no Deus vivo.
Como é agradável a vossa morada, Senhor dos Exércitos! A minha alma suspira ansiosamente pelos átrios do Senhor. O meu coração e a minha carne exultam no Deus vivo. ℟.
Um dia em vossos átrios vale por mais de mil. Antes quero ficar no vestíbulo da casa do meu Deus do que habitar nas tendas dos pecadores. ℟.
Porque o Senhor Deus é sol e escudo, Ele dá a graça e a glória. O Senhor não recusa os seus bens aos que procedem com rectidão. Senhor dos Exércitos, feliz o homem que em Vós confia! ℟.
Rom 8, 14-17. 26-27
“Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós”
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos
Irmãos: Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Vós não recebestes um espírito de escravidão para recair no temor, mas o Espírito de adoção filial, pelo qual exclamamos: “Abbá, Pai”. O próprio Espírito dá testemunho, em união com o nosso espírito, de que somos filhos de Deus. Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiros de Deus e herdeiros com Cristo; se sofrermos com Ele, também com Ele seremos glorificados. O Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza, porque não sabemos que pedir nas nossas orações; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E Aquele que vê no íntimo dos corações conhece as aspirações do Espírito, pois é em conformidade com Deus que o Espírito intercede pelos cristãos.
Palavra do Senhor.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Jo 14, 23
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA
Se alguém Me ama, guardará a minha palavra, diz o Senhor; Meu Pai o amará e faremos nele a nossa morada.
EVANGELHO
Jo 7, 14-18. 37-39a
A minha doutrina não vem de Mim, mas d’Aquele que Me enviou.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo João.
Naquele tempo, já ia a meio a Festa dos Tabernáculos, quando Jesus subiu ao templo e começou a ensinar. Os judeus estavam admirados e diziam: “Como é que Ele tem tanta instrução, sem ter estudado?”. Jesus respondeu-lhes: “A minha doutrina não vem de Mim, mas d’Aquele que Me enviou. Se alguém quer fazer a vontade de Deus, saberá se a minha doutrina é de Deus, ou se falo por Mim mesmo. Quem fala por si mesmo procura a sua própria glória. Mas quem procura a glória de quem o enviou é verdadeiro e n’Ele não há falsidade”. No último dia, o mais solene da festa, Jesus estava de pé e exclamou: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba: do coração daquele que acredita em Mim correrão rios de água viva”. Referia-se ao Espírito que haviam de receber os que acreditassem n’Ele.
Palavra da salvação.
Ou:
Jo 4, 5-15a
Senhor, dá-me dessa água.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo João.
Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, junto da propriedade que Jacob tinha dado a seu filho José, onde estava o poço de Jacob. Jesus, cansado da caminhada, sentou-Se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria para tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dá-Me de beber”. Os discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Respondeu-Lhe a samaritana: “Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber, sendo eu samaritana?”. De fato, os judeus não se dão com os samaritanos. Disse-lhe Jesus: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é Aquele que te diz: ‘Dá-Me de beber’, tu é que Lhe pedirias e Ele te daria água viva”. Respondeu-Lhe a mulher: “Senhor, Tu nem sequer tens um balde e o poço é fundo: donde Te vem a água viva? Serás Tu maior do que o nosso pai Jacob, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, com os seus filhos e os seus rebanhos?”. Disse-lhe Jesus: “Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna”. “Senhor, – suplicou a mulher – dá-me dessa água”.
Palavra da salvação.