26 de Agosto
TRANSVERBERAÇÃO DO CORAÇÃO DE S. TERESA
Mem. Fac.
PRIMEIRA LEITURA
1 Cor 12, 31 - 13, 1-10.12-“
“A caridade não acaba nunca”.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos: Aspirai com ardor aos dons espirituais mais elevados. Vou mostrar-vos um caminho de perfeição que ultrapassa tudo: Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos. se não tiver caridade, sou como bronze que ressoa ou como címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu possua a plenitude da fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada sou. Ainda que distribua todos os meus bens aos famintos e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada me aproveita. A caridade é paciente, a caridade é benigna; não é invejosa, não é altiva nem orgulhosa; não é inconveniente, não procura o próprio interesse; não se irrita, não guarda ressentimento; não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O dom da profecia acabará, o dom das línguas há-de cessar, a ciência desaparecerá; mas a caridade não acaba nunca. De maneira imperfeita conhecemos, de maneira imperfeita profetizamos. Mas quando vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Agora vemos como num espelho e de maneira confusa, depois, veremos face a face. Agora, conheço de maneira imperfeita; depois, conhecerei como sou conhecido. Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade; mas a maior de todas é a caridade.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
SL 39 (40), 2 e 4ab.7-8a.8b-9.10 e 11bd
- O meu coração exulta no Senhor, meu Salvador.
Esperei no Senhor com toda a confiança e Ele atendeu-me. Pôs em meus lábios um cântico novo, um hino de louvor ao nosso Deus. ℟.
Não Vos agradaram sacrifícios nem oblações, mas abristes-me os ouvidos. Não pedistes holocaustos nem expiações; então clamei: “Aqui estou!. ℟.
De mim está escrito no livro da Lei que faça a vossa vontade. Assim o quero, ó meu Deus, a vossa Lei está no meu coração”.℟.
Proclamei a justiça na grande assembleia, não fechei os meus lábios, Senhor, bem o sabeis. Proclamei a vossa fidelidade e salvação no meio da grande assembleia. ℟.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
1 Jo 4, 7
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA
Todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus.
EVANGELHO
Jo 14, 23-27
Faremos nele a nossa morada.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quem Me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada. Quem Me não ama não guarda a minha palavra. Ora a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que Me enviou Disse-vos estas coisas, estando ainda convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como a dá o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração”.
Palavra da Salvação