3 de Janeiro
B. Ciríaco Elias Chavara, presbítero
Mem. Fac.
Nasceu em Kainakary, no Kérala (Índia) a 10 de Fevereiro de 1805. Partiu para a eternidade a 3 de Janeiro de 1871. Antes da sua morte pôde declarar que nunca perdera a sua inocência baptismal. Cultivou especialmente as virtudes da simplicidade de coração, fé viva, fiel obediência, devoção ao Santíssimo Sacramento, à Virgem Maria e a São José. Sofreu muito pelo bem dos cristãos do Malabar, particularmente durante o cisma de Mar Rocos, sendo então Vigário Geral da Igreja dos sírios. Conservou uma extraordinária devoção à Santa Sé. Fundou a Congregação dos Carmelitas de Maria Imaculada. Após dois anos de dolorosa enfermidade, expirou aos 65 anos. Foi sepultado na Igreja de Santa Filomena em Koonammavu.
ANTÍFONA DE ENTRADA
Proclamai entre as nações a glória do Senhor, anunciai a todos os povos as suas maravilhas. O Senhor é grande e digno de louvor.
ORAÇÃO DA COLETA
Ó Deus, que chamastes o bem-aventurado Ciríaco Elias, sacerdote, para fortalecer a unidade da Igreja, concedei-nos, por sua intercessão, que, iluminados pelo Espírito Santo, saibamos discernir os sinais dos tempos e difundir entre os homens, por palavras e obras, a mensagem evangélica. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, que é Deus, é convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS.
Recebei, Senhor, o sacrifício do vosso povo e fazei que estes dons, oferecidos em honra do bem-aventurado Ciríaco Elias, sejam para nós fonte de salvação eterna. Por Cristo, nosso senhor.
ANTÍFONA DA COMUNHÃO
O Senhor enviou os seus discípulos para anunciar aos povos da terra: Está próximo o reino de Deus.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos alimentais nesta mesa santa, concedei-nos que, seguindo em toda a nossa vida os exemplos do bem-aventurado Ciríaco Elias, Vos sirvamos com dedicação constante e amemos todos os nossos irmãos com infatigável caridade. Por Cristo, nosso senhor.