16 de Julho
NOSSA SENHORA DO CARMO
Solenidade
A Ordem celebra hoje a solenidade da Virgem Maria, Mãe do Carmelo, a quem deve tudo o que é. A Ordem do Carmo nasceu juridicamente no início do séc. XIII, com o título de Santa Maria do Monte Carmelo. Esta invocação, que exprime o conjunto de benefícios recebidos da nossa Padroeira, começou a celebrar-se com toda a solenidade no séc. XIV na Inglaterra, expandindo-se rapidamente por toda a Ordem, até se tornar a festa principal e mais solene.
ANTÍFONA DE ENTRADA
A glória do Líbano lhe fora dada, a formosura do Carmelo e do Sarón; ali verão surgir a grandeza do Senhor, todo o esplendor do nosso Deus.
Diz-se o Glória.
ORAÇÃO DA COLETA
Senhor, nosso Deus, honrastes a Ordem do Carmo com o título glorioso da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, concedei a todos nós que celebramos hoje esta solene comemoração que debaixo de vossa proteção, possamos chegar ao verdadeiro Monte da salvação, Jesus Cristo, nosso Senhor. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, agora e por toda a eternidade.
Cante-se a Sequência Flos Carmelis (Flor do Carmelo)
Diz-se o Credo.
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
Acolhei, Senhor, estes dons na solene comemoração da bem-aventurada Virgem Maria, para que, imitando o seu amor ao vosso serviço, nos unamos mais intimamente à obra da redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
ANTÍFONA DA COMUNHÃO
Maria guardava todas estas palavras, meditando-as em seu coração.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus, nosso Pai, renovados pela comunhão do precioso Corpo e Sangue de vosso Filho, nós vos pedimos, que estes dons inefáveis da vossa graça nos fortaleça e, torne fieis imitadores da bem-aventurada Virgem Maria a nós, que nos consagramos ao vosso santo serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
BÊNÇÃO FINAL