17 de Setembro
S. ALBERTO DE JERUSALÉM, bispo e legislalor da Ordem
Festa
Nasceu em Castro de Gualteri (Itália) por volta do ano 1149. Entrou para os Cónegos Regulares da Santa Cruz de Mortara (Pavia), onde, em 1180, foi nomeado Prior Geral da Congregação. Bispo de Bobbio (Lombardia) em 1184 e de Vercelli (Piemonte) no ano seguinte, foi designado patriarca de Jerusalém em 1205. No exercício do seu ministério encarnou sempre o ideal do bom pastor, tanto pela palavra como pelo exemplo da sua vida. Durante o seu patriarcado (1205-1214) agrupou em comunidade os irmãos eremitas do monte Carmelo, dando- lhes uma Regra de vida. Morreu no dia 14 de Setembro de 1214 em S. João de Acre (Israel).
ANTÍFONA DE ENTRADA
A palavra de Deus esteja sempre nos teus lábios; medita nela dia e noite, para observares tudo o que está escrito na lei, e serás feliz em todos os teus caminhos.
Diz-se o Glória.
ORAÇÃO DA COLETA
Senhor, que, por intermédio de Santo Alberto, nos destes uma forma de vida evangélica, concedei-nos, por sua intercessão, que vivamos sempre na contemplação de Jesus Cristo, servindo-o com fidelidade até à morte. Ele que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo por todos os séculos dos séculos.
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
Os dons que Vos oferecemos, Senhor, tornem fiéis defensores e pregadores da vossa palavra aqueles que escolhestes para serem no mundo testemunhas do vosso amor. Por Cristo nosso senhor.
ANTÍFONA DA COMUNHÃO
Um só é o nosso Mestre, Jesus Cristo, e todos nós somos irmãos.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Pela virtude deste sacramento e pela intercessão de Santo Alberto, nós Vos pedimos, Senhor, que nos guardeis sempre na vossa presença, para que, meditando dia e noite na vossa lei, sejamos vigilantes na oração e alcancemos a plenitude da comunhão na glória celeste. Por Cristo nosso senhor.
BÊNÇÃO SOLENE
Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu para celebrar a festa de Santo Alberto de Jerusalém, vos abençoe e proteja e vos confirme na sua paz.
℟.: Amém.
Cristo Nosso Senhor, que manifestou de modo admirável em Santo Alberto a força e a imagem do mistério pascal, faça de vós testemunhas fiéis do seu Evangelho.
℟.: Amém.
O Espírito Santo, que em Santo Alberto nos deu um sinal da caridade divina, vos torne capazes de formar uma verdadeira comunidade de fé e amor.
℟.: Amém.