5 de Maio
S. Ângelo, presbítero e mártir
Memória
Foi um dos primeiros carmelitas a migrar do monte Carmelo para a Sicília. De acordo com fontes fidedignas, foi assassinado por infiéis em Licata (Sicília), na primeira metade do séc. XIII. Aclamado como mártir, logo se edificou uma igreja no local em que foi martirizado, sendo aí depositado o seu corpo. O seu culto difundiu-se não só na Ordem, mas também entre o povo.
ANTÍFONA DE ENTRADA
Este santo combateu até à morte pela lei de Deus e não teve medo das palavras dos ímpios, porque estava apoiado na rocha firme.
ORAÇÃO DA COLETA
Senhor, nosso Deus, força dos fiéis e coroa dos mártires, que conduzistes Santo Ângelo do Carmelo à glória do martírio, concedei-nos, por sua intercessão, que, imitando fielmente o seu exemplo, possamos oferecer até à morte o testemunho da vossa presença e da vossa bondade.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo por todos os séculos dos séculos.
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
Santificai, Senhor, com a vossa bênção estes dons e acendei em nós o fogo do vosso amor que fortaleceu Santo Ângelo para vencer os tormentos do martírio.Por Cristo nosso senhor.
ANTÍFONA DA COMUNHÃO
Eu sou a videira e vós sois os ramos, diz o Senhor. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, dá fruto abundante.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
A comunhão nos santos mistérios nos dê, Senhor, a fortaleza de alma que tornou o vosso mártir Santo Ângelo fiel no vosso serviço e vitorioso no martírio. Por Cristo nosso senhor.