14 de Dezembro
S. JOÃO DA CRUZ PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA
Festa
Nasceu em Fontiveros (Ávila, Espanha) no ano 1542. Em Medina del Campo, com 21 anos de idade, tomou o hábito da Ordem, na qual pediu para viver uma vida mais austera de acordo com a Regra primitiva. Foi um instrumento providencial nas mãos de Teresa de Jesus, a quem ajudou na sua obra desde a primeira fundação de religiosos contemplativos em Duruelo (28.XI.1568). Morreu em Úbeda no dia 13 de Dezembro de 1591. É um grande mestre dos caminhos do espírito. As suas obras Subida do Monte Carmelo, Noite Escura, Cântico Espiritual e Chama de Amor Viva, valem-lhe o título de Doutor da Igreja universal, conferido por Pio XI em 24 de Agosto de 1926.
ANTÍFONA DE ENTRADA
Toda a minha glória está na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por Ele o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
Diz-se o Glória.
ORAÇÃO DA COLETA
Senhor, que inspirastes a São João da Cruz, a perfeita abnegação de si mesmo e o ardente amor à cruz, concedei que, imitando o seu exemplo, cheguemos à contemplação eterna da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo por todos os séculos dos séculos.
Onde se celebra como Solenidade, diz-se o Credo.
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
Ó Deus todo-poderoso, olhai para as ofertas que Vos apresentamos na festa (solenidade) de São João da Cruz e fazei que, celebrando o memorial da paixão do Senhor, conformemos a nossa vida com estes santos mistérios. Por Cristo nosso senhor.
ANTÍFONA DA COMUNHÃO
Quem quiser seguir-Me, diz o Senhor, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor nosso Deus, que de modo admirável revelastes o mistério da cruz na vida de São João da Cruz, concedei-nos que, fortalecidos por este sacrifício, vivamos fielmente unidos a Cristo e trabalhemos na Igreja pela salvação do mundo. Por Cristo nosso senhor.
BÊNÇÃO FINAL
Deus, Pai misericordioso, que vos fez participar da vida divina na celebração destes santos mistérios vos abençoe faça chegar à perfeição da santidade cristã.
℟.: Amém.
Cristo Nosso Senhor, vos conceda, como a São João da Cruz, que caminheis na fé, na esperança e no amor, sempre unidos a Ele, através das noites escuras e das jornadas luminosas da vida cristã.
℟.: Amém.
O Espírito Santo, vos torne dóceis às suas inspirações para que possais alcançar a liberdade dos filhos de Deus e as alegria da vida eterna.
℟.: Amém.