14 de Novembro
TODOS OS SANTOS CARMELITAS
Festa
Os Santos do Carmelo constituem uma grande multidão de irmãos que consagraram a sua vida a Deus, seguindo os ensinamentos do seu Filho e imitando a sua vida, e se entregaram ao serviço da Virgem Maria na oração, na abnegação evangélica, no amor aos irmãos, a ponto de alguns terem derramado o seu sangue. Eremitas do monte Carmelo, mendicantes da Idade Média, mestres e pregadores, missionários e mártires, religiosas que enriqueceram o povo de Deus com a misteriosa fecundidade da sua vida contemplativa, apostólica e docente, leigos que na sua vida souberam encarnar o espírito da Ordem: esta é a grande família carmelitana que, enquanto peregrina, se dedicou à prática assídua da oração e que, tendo terminado a sua prova no estádio deste mundo, e deixando-nos o seu exemplo, agora celebra a liturgia celeste. Unidos a esta grande família, e na esperança de um dia nos associarmos à sua glória, celebramos e antegozamos, por meio desta festa, as alegrias eternas dos santos que Deus conduziu ao seu monte para os introduziu na sua Casa de Oração. O exemplo e a intercessão destas almas de oração é para nós um estímulo a vivermos a nossa vocação carmelitana em obséquio de Jesus Cristo e na imitação da nossa Rainha e Mãe, Flor do Carmelo, Padroeira e Esperança de todos os carmelitas.
ANTÍFONA DE ENTRADA
Hei-de conduzi-los ao meu santo monte, hei-de enchê-los de alegria na minha casa de oração, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.
Diz-se o Glória.
ORAÇÃO DA COLETA
Venha em nossa ajuda, Senhor, a protecção da Bem-aventurada Virgem Maria, nossa Mãe, e a intercessão de todos os Santos do Carmelo, para que, seguindo fielmente os seus exemplos, sirvamos a Igreja com a nossa oração e as nossas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo por todos os séculos dos séculos.
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
Concedei-nos, Senhor, que, a exemplo dos Santos carmelitas, testemunhando corajosamente a força da vossa divina presença e antecipando a felicidade da glória celeste, conformemos a nossa vida com o sacrifício que Vos oferecemos. Por Cristo nosso senhor.
ANTÍFONA DA COMUNHÃO
Estando rodeados de tão grande número de testemunhas, corramos com perseverança para o combate que se apresenta diante de nós, fixando os olhos em Jesus, guia da nossa fé e autor da sua perfeição.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Ó Deus de sabedoria infinita, que nos alimentais com o Corpo de Cristo, pão da vida, ensinai-nos com a sua doutrina, para que, a exemplo dos Santos Carmelitas, Vos contemplemos com Cristo e dêmos a vida pelos irmãos. Por Cristo nosso senhor.
BÊNÇÃO FINAL
Deus, glória e alegria dos Santos, que vos concedeu a graça de celebrar hoje a festa de Todos os Santos da família carmelita, vos abençoe para sempre com a sua graça.
℟.: Amém.
A intercessão e o exemplo dos Santos vos livre dos males presentes e vos faça perseverar no serviço de Deus e do próximo.
℟.: Amém.
Até que um dia possais chegar, com todos os Santos do Carmelo, à paz e à alegria daquela pátria na qual a Igreja exulta eternamente na comunhão gloriosa de todos os seus filhos.
℟.: Amém.