26 de Agosto
Transverberação do Coração de S. Teresa de Jesus
Mem. Fac.
«Vim lançar o fogo à terra, e só quero que ele se acenda» (Lc 12, 49). Este fogo é o amor de Deus que em S. Teresa foi derramado com tal abundância que abrasou o seu coração. A transverberação é a manifestação da força do amor de Deus aceite, desejado e vivido pela Santa no seu matrimónio espiritual. Este fenómeno místico é-nos explicado por S. João da Cruz (cf. Ofício de Leitura) e apresentado no seu significado eclesial pelos textos da liturgia.
ANTÍFONA DE ENTRADA
O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que habita em nós.
ORAÇÃO DA COLETA
Senhor, que abrasastes Santa Teresa de Jesus, com o fogo do vosso amor e a fortalecestes para os grandes empreendimentos realizados em vosso nome, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de experimentar a força do vosso amor, que nos move a trabalhar generosamente pelo vosso reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo por todos os séculos dos séculos.
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
A vítima de amor que Vos oferecemos, Senhor, aumente em nós aquele amor abrasador que levou Santa Teresa de Jesus a consagrar-se a Vós como oblação pela vossa Igreja. Por Cristo nosso senhor.
ANTÍFONA DA COMUNHÃO
Eu vim trazer o fogo à terra, diz o Senhor, e que quero Eu senão que ele se acenda?
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Enviai, Senhor, aos nossos corações o fogo do vosso Espírito, para que, saciados com o pão celeste, nesta comemoração de Santa Teresa de Jesus, procuremos a força do vosso amor e a comuniquemos aos irmãos. Por Cristo nosso senhor.