Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Transverberação do Coração de S. Teresa de Jesus

 26 de Agosto

Transverberação do Coração de S. Teresa de Jesus

Mem. Fac. 

«Vim lançar o fogo à terra, e só quero que ele se acenda» (Lc 12, 49). Este fogo é o amor de Deus que em S. Teresa foi derramado com tal abundância que abrasou o seu coração. A transverberação é a manifestação da força do amor de Deus aceite, desejado e vivido pela Santa no seu matrimónio espiritual. Este fenómeno místico é-nos explicado por S. João da Cruz (cf. Ofício de Leitura) e apresentado no seu significado eclesial pelos textos da liturgia.

ANTÍFONA DE ENTRADA

O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que habita em nós.

ORAÇÃO DA COLETA

Senhor, que abrasastes Santa Teresa de Jesus, com o fogo do vosso amor e a fortalecestes para os grandes empreendimentos realizados em vosso nome, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de experimentar a força do vosso amor, que nos move a trabalhar generosamente pelo vosso reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo por todos os séculos dos séculos.

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

A vítima de amor que Vos oferecemos, Senhor, aumente em nós aquele amor abrasador que levou Santa Teresa de Jesus a consagrar-se a Vós como oblação pela vossa Igreja. Por Cristo nosso senhor.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO

Eu vim trazer o fogo à terra, diz o Senhor, e que quero Eu senão que ele se acenda?

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Enviai, Senhor, aos nossos corações o fogo do vosso Espírito, para que, saciados com o pão celeste, nesta comemoração de Santa Teresa de Jesus, procuremos a força do vosso amor e a comuniquemos aos irmãos. Por Cristo nosso senhor.